Ligadura Elástica de Varizes de Esôfago

Gastroenterologista

A ligadura elástica é o tratamento endoscópico preferencial  das varizes (veias dilatadas) de esôfago, mais comumente identificadas em casos de cirrose hepática. Quando calibrosas e/ou associadas a uma função do fígado comprometida, estas varizes podem se romper levando a graves sangramentos. 

O procedimento pode ser realizado tanto para a prevenção de uma primeira ruptura quanto para fazer cessar um sangramento vigente. Nos pacientes que já tiveram um episódio de hemorragia por varizes no esôfago, está indicada a terapia com ligadura para diminuir o risco de novos sangramentos. 

Como é feito o procedimento?

A ligadura elástica é realizada durante endoscopia digestiva alta. A variz é sugada para dentro de um cone colocado na ponta do endoscópio e então um anel elástico é disparado por cima de sua base, levando a trombose desse vaso.Para a erradicação das varizes de esôfago, são necessárias em média 2-3 sessões de ligadura elástica, feitas com intervalo de no mínimo 3 semanas.

O que devo fazer após o procedimento?

Depois do procedimento, o paciente é orientado a não ingerir alimentos sólidos por 1 semana, por conta da redução temporária do calibre do esôfago, impedindo que passem alimentos sólidos ou comprimidos, pela presença dos botões varicosos ligados. Em geral, orienta-se uma dieta líquida por 3 dias, seguida de dieta pastosa por mais 4 dias.